Para construir uma piscina de qualquer tipo é preciso pensar, antes de tudo, na localização. Após a demarcação do espaço da piscina inicia-se a escavação e logo após às etapas de fundação. Nos modelos de concreto armado, para erguer as paredes é preciso fazer a forma com as ferragens para adicionar o concreto.
O próximo passo antes da concretagem é a identificação dos locais de colocação dos dispositivos – o skimmer, o dreno de fundo, as peças de aspiração e de retorno. Então depois que o concreto está curado, é o momento de impermeabilizá-la para colocação dos azulejos.
As Piscinas de vinil não necessitam ser em concreto armado pois o vinil dá a segurança necessária contra infiltrações e ele mesmo já proporciona o acabamento final, podendo escolher livremente a estampa da sua piscina.
Nesta inclua o ladrão. Ele é fundamental nessa situação, pois a piscina de vinil não pode ultrapassar a linha d’água.
Já na piscina de fibra de vidro, a sua maior vantagem é a rápida instalação, pois tendo o local escavado é preciso nivelar o fundo e assentar a peça ali. Depois, faz-se a estruturação com pó de brita em seu entorno.
Em seguida, é hora de ligar a tubulação aos equipamentos da piscina, na casa de máquinas, para daí iniciar a instalação dos equipamentos de filtragem, iluminação e etc.